4 de agosto de 2010

Um pouco de mim...

"A águia é a ave que chega a viver 70 anos, porém, quando atinge os 40 anos de idade ela já está com suas unhas compridas e flexíveis e não consegue mais agarrar as presas das quais se alimenta. Seu bico, alongado e pontiagudo, se curva e suas asas estão envelhecidas e pesadas em função da grossura de suas penas,e já quase nem permitem o seu vôo garboso.
Nesta altura da visa a ave precisa escolher entre morrer ou enfrentar um doloroso processo de renovação que durará perto de 150 dias, onde voa para o alto de uma montanha à se recolher a um ninho, próximo a um costão protegido, de onde ela não precise sair. Quando encontra esse lugar a ave bate o bico na pedra até conseguir arrancá-lo e espera, pacientemente, nascer um novo bico, com o qual vai depois arranca suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. Só depois de cinco meses sai para o seu vôo de renovação e para então viver mais 30 anos."

Não me lembro quando foi (e nem onde) que li este texto. Só de que foi em um dia chuvoso, onde tudo parecia cinzento, quando não podia mais ver onde tudo iria dar. Sabe aqueles dias onde parece que não se tem mais forças para seguir em frente? Pois bem, foi um dia desses...
Lembro-me também que depois de pensar muito na vida desta ave, comecei a relacionar nossas vidas. Ela para a vida e se recolhe aos 40 para retornar a viver mais 30. Então pensei: Porque não adiantar-me em 10 anos para eu possa viver mais 40? Foi então que tomei coragem para dar uma volta em minha vida. Posso dizer que foi uma volta completa, e espero nunca perder a coragem de ser como uma águia para, que se preciso, possa promover um processo de renovação, mesmo que doloroso.
Me dei esse direito, de levantar vôo para a vitória, mas isso exigiu de mim desprendimento de pessoas, lembranças, costumes e coisas que hoje já não me servem mais ou que um dia me causaram dor.

Livre do peso do passado, aproveito o resultado valioso essa que me foi trazida por uma renovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário